terça-feira, 22 de julho de 2008

Considerações #2

Ontem à noite apercebi-me de como podemos estar a criticar as opções de uma pessoa sem sabermos. Desta vez teve a ver com depilação, o que não aquece nem arrefece, mas, quantas vezes não o fazemos com coisas mais importantes e ferimos susceptibilidades?
Estava eu a jantar com duas amigas, que não sabem (e nem têm de saber) as minhas opções depilatórias (porque não as ando para aí a espalhar aos 7 ventos e se há pessoas que sabem outras não têm nada que saber) quando elas resolveram falar e criticar a opção da depilação total: que faz mal, porque se os pêlos lá estão é porque fazem falta (ora não sei então porque depilam elas as pernas, axilas, buço e afins, pois, segundo o raciocínio, se há pêlos é porque fazem falta), que é inestético, que fica a parecer um peito de frango, etc.
Pois bem: eu faço depilação total, considero que é uma opção bastante higiénica, especialmente na altura do período e tem outros benefícios também. Mas nem é isso que interessa aqui. Não me afectou, pois é uma opção minha, consciente, com a qual me sinto bem.
Resolvi foi extravasar a questão e perguntar-me: quantas vezes não criticamos, sem saber, opções de vida de pessoas que estão ao nosso lado sem sequer o sabermos? E quantas vezes não o fazemos por ignorância, por falta de informação, por não perguntarmos? E quantas vezes não ferimos susceptibilidades à conta disso?

1 comentário:

Sara disse...

Concordo plenamente contigo, mas se calhar também não tiveste a coragem de lhes dizer que eras um desses casos... é verdade que muitas vezes criticamos opções que por não gostarmos nem tentamos entender, mas às vezes também nos falta a coragem de assumir que somos assim quando surgem as conversas, quando o que devíamos fazer é o que fizeste com este post.