sábado, 26 de julho de 2008

Pensar e Sentir

Devido à minha profissão, ou, melhor dizendo, formação de base, já abordei este assunto por diversas vezes com algumas pessoas, incluindo a meia de leite, mas, por um qualquer motivo oculto, nunca tinha escrito sobre isto.
Esta Quinta-Feira à noite, estando a ouvir uma pessoa que muito admiro, ouvi-a abordá-lo de uma forma que lançou em mim a lembrança de que também eu pensava assim e a vontade de escrever sobre isto.
Dizia ela que a maior parte das pessoas perde muito tempo a tentar perceber-se e encontrar a sua essência e se esquece de sentir e que é exactamente nos sentimentos que encontramos a nossa essência. e que mostramos o que somos de mais fundo.

"Dá-me um gesto que diga o teu fundo".

Na faculdade eu tinha um professor (de todos, o que mais me marcou) que nos dizia sempre: sintam. Não analisem. Em primeiro lugar, sintam.
O que é que a pessoa X vos faz sentir?
E muitos de nós acabávamos por racionalizar e diziámos tudo menos sentimentos.
E cada vez acredito mais que isto, que tanto o meu professor nos dizia como a pessoa que eu admiro disse, é verdade: se sentíssemos mais e pensássemos menos sobre esses mesmos sentimentos talvez as relações entre as pessoas fossem mais felizes e sobretudo mais saudáveis.
A questão é que acho que muitos de nós, nem que seja numa primeira instância, não sabemos sentir. Não nos sabemos despir de toda a panóplia de intrumentos que utilizamos para racionalizar e analisar e não deixamo os sentimentos fluírem.

(Meia de Leite, lembras-te de algumas conversas nossas em que te dizia: "sim, tens razão em tudo isso, mas o que sentes?" )

5 comentários:

Ritititz disse...

Hoje tomei uma decisão muito complicada baseada unicamente naquilo que sinto. Pus de lado toda a racionalidade, sem prós nem contras, e obriguei-me a ser honesta comigo mesma e simplesmente ouvir o meu coração.
Não sei se me vou arrepender, não sei se foi a escolha certa, nem tão pouco se há escolhas certas....mas sei que fui atrás daquilo que sinto a 100%.

Anónimo disse...

As consequências dessas acções até podem doer mais, porque foram acções feitas de peito aberto, mas são mais gratificantes. É sentindo que se vive.

Maria João Matos disse...

Sentir... sentimos aquilo que nos rodeia, sentimos os outros, sentimos quando nos magoam, sanetimos quando nos fazem felizes, sentimos quando passam pela nossa vida de forma indiferente... quando conheço alguém a impressão com que fico é aquilo que essa pessoa causa em mim, como a sinto... acho qu é mais ou menos isso que queres dizer, não? E na tua profissão a intuição e o sentir são bem mais importantes que uma análise... :)

Maria João Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pimentinha dos Pitos disse...

Sentir é a essência do ser porque é através dessas sensações que nos conhecemos. O que fazemos ao longo da vida, condicionados por comportamentos sociais, é tentarmos alterar essa essência. Raramente conseguimos.
Gosto do teu blog. Voltarei.
Beijos