domingo, 24 de junho de 2007

Mulheres e homens #1

Quer-me cá parecer que na longa vida deste blog muitos, muitos posts vai haver àcerca deste tema e daí o título que utilizei.

Ora ontem, vínhamos eu e a meia lua a sair de um café, quando, quase sem querer, começámos a ouvir uma conversa entre um grupo,onde predominavam as raparigas. Dizia uma delas (chamemos-lhe amiga 1) assim:

Amiga 1 - Mas tu sabes o teu valor, não sabes? Sabes que é ele quem perde (ou o que ele perde ou que é ele que perde) se acabar, não sabes?

Amiga 2 (a visada) - Sei (com ar de quem não sabe absolutamente nada!) Mas ele não tem consciência...

Ok, vamos fazer aqui um parentesis! Não, querida, não sabes. Porque se realmente soubesses não dizias que ele não tem consciência. Porque basta que tu tenhas consciência de que, de facto, é ele quem perde.

Pronto. Era simples se a dita conversa (diga-se de passagem em tom bastante alto) ficasse por aqui. E, se assim fosse,talvez eu nem me desse ao trabalho de escrever, apesar de achar que, de facto, nós mulheres precisamos de ter MESMO consciência que, por norma, quem perde quando s coisas acabam são eles. Mesmo que assim não seja. E porque é que temos de ter esta consciência? Porque temos que gostar de nós acima de tudo, senão ninguém gosta nem nós gostamos de ninguém. As atitudes dos outros em relação a nós são na maior parte dpos casos um reflexo das nossas atitudes face a nós próprios e face aos outros.

MAS (há sempre um mas) o melhor, a pérola da noite estava para vir, na boca da amiga 1. Houve provavelmente qualquer coisa que eu não ouvi enquanto em pensamento pensava que a amiga 2 de facto não tinha muita crença no valor próprio quando ouço este brilhante, este comentário 7ª maravilha, esta pérola do raciocínio feminino que agora partilho com vocês:

Amiga 1 - Olha, cá eu, desde que ele venha lavadinho e sem doenças, nao me importa nada. Nada mesmo. Nada, nada.

Bom, bom, bom! Muito bom! Como é que é, cara amiga? Desde que ele venha lavadinho e sem doenças não te preocupas?

Pronto! Seja. Sem querer interferir nas tuas opções e opiniões pessoais (que,já agora, podis exprimir um pouquinho mais baixo, não sei, assim de repente é so uma ideia) aconselhava-te assim vivamente a nunca dizeres isto ao teu dito namorado. Vamos assim só a supôr que ele gosta da ideia. E que vai e volta lavadinho assim um bom par de vezes. Quanto às doenças nada podes garantir, porque, como deves saber há aí muitas escondidas e que não se vêm na cara da pessoa. E, além disso, quem sabe um dos dias ele vai e... não volta. E depois choras e ouves a tua amiga a dizer-te a ti:

"Sabes o que ele perde se ficar sem ti, não sabes?"

Pois é. E sendo assim aconselhava-te mesmo vivamente a não dizeres esta brilhante frase ao teu namorado. Assim de repente não me parece nada boa ideia. É que não fica mesmo nada bem. E nunca se sabe o que poderá acontecer depois. É que lavadinho ele volta, mas pode voltar com doenças (o pior que pode acontecer) e pode até não voltar.

Sem comentários: